Os caras técnicos

Esse mês, durante um happy hour com amigos ligados ao setor público, entre uma cuba e outra, surgiu uma discussão sobre o que seria o funcionário público ideal. É difícil definir, mas eu sempre tive a certeza de que as coisas estão melhorando a cada ano. Entre os profissionais do meio, é comum o comentário de que a gestão pública carrega o ranço da preguiça, incompetência, morosidade e despreparo, mas já se vê frequentemente profissionais de qualidade que são exemplos de trabalhadores e, muitas vezes, carregam uma prefeitura nas costas. Claro que, infelizmente, são exceções. 

Nos últimos 5 anos, tem surgido um novo perfil de profissional dentro das repartições: os "caras técnicos". Esses servidores se dedicaram em aprender um pouco de cada setor e se especializam em uma área. Eles conseguem tirar o máximo de conhecimento das assessorias, das contabilidades, das entidades que auxiliam na gestão municipal. Com isso, terminam aprendendo e se tornando naturalmente uma referência quando surge qualquer problema ou dúvida sobre os mais variados assuntos. O resultado é que conseguem, não só permanecer no cargo quando se muda de prefeito, como até melhorar seus ganhos! É uma turma que transita entre a situação e a oposição com habilidade e se apresenta como um técnico sem envolvimento direto na política municipal (o que é difícil nas cidades do interior). Com isso além de crescerem profissionalmente, ainda contribuem diretamente com o processo de profissionalização da administração pública. 

O ambiente não poderia ser melhor. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) completou 10 anos esse ano. Claro que a LRF não é perfeita, mas teve um papel fundamental para a estabilidade econômica do Brasil, contribuiu para melhorar a imagem do país e tem ajudado muito na eficiência administrativa. Acabou a história de o prefeito colocar o talão de cheques no bolso e sair comprando. Hoje o controle é maior, a tecnologia entrou de vez nas prefeituras e vem integrando as informações para monitorar gastos, medir eficiência e profissionalizar cada vez mais a administração e esse cenário favorece muito para que os "caras técnicos" decolem. A hora é essa!

Sobre Afrânio Freire

Editor e Presidente do Conselho Editorial do Portal Caro Gestor

Analista de Sistemas autodidata de empresas de grande porte como Polialdem, CPC (Polo Petroquímico), Petrobrás, Prefeitura de Jequié entre outras;

Foi sócio da Data Packet Informática e 3A Informática; 

Criador e Diretor do Jornal Folia & Ação, em Salvador. de 1994 a 2001.

Participou da criação do Caderno Municípios do Diário Oficial do Estado da Bahia;

Assessor de Marketing no período de 2000 a 2002 da UPB - União dos Municípios da Bahia;

Consultor de Marketing da Prefeitura de Eunápolis (2000 a 2001), Itagibá (2000 a 2004) e Boa Nova (2000 a 2004).

Sócio da Agência Fácil Publicidade;

Consultor de Marketing da União de Vereadores do Brasil (2005-2013)

Vice-presidente do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública - de 2002 até os dias atuais. Implantou ações que resultaram no aumento de 10 para 600 clientes atendidos em 5 anos;

Criador e Presidente do Conselho Editorial da Revista e Portal Caro Gestor;

Em 2007 recebeu Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Salvador, através do Vereador Emmerson José e em 2013 foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo, pela Assembléia Legislativa da Bahia e União dos Vereadores do Brasil.

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