Curso

Malária na Atenção Básica

Empresa: UNA-SUS - Universidade Aberta do SUS

Inscrições Encerradas

Data do Evento: 02/03/2018 - 31/07/2018

Horário: 8:00 - 18:00

Modalidade: EAD

Valor: R$ 0,00

Descrição do Curso


Objetivo: sistematizar e ampliar o conhecimento de profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção básica em regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil. Dessa forma, espera-se que possam contribuir para a diminuição da morbimortalidade da malária por meio de diagnóstico oportuno e tratamento adequado. Malária na atenção básica é um curso de extensão com duração de 40 horas, totalmente a distância, autoinstrucional, isto é, sem intermediação direta de tutor, professor ou orientador. Conta com recursos educacionais que envolvem modelagem 3D e animação gráfica, que auxiliam na assimilação de alguns conceitos. O conteúdo da qualificação foi elaborado por profissionais com grande experiência e atuação na área de malária, vinculados a serviços públicos de saúde, segundo diretrizes e orientações da UFMG e Universidade Aberta do SUS - UNA-SUS.

Publico alvo: Profissionais de saúde de nível superior vinculados ao SUS

Carga horária: 60 horas online (todas as atividades, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem)

Conteúdo Programático: 

Unidade 1 – Malária: aspectos gerais, epidemiologia e ciclo do parasito
Unidade 2 – Diagnóstico epidemiológico, clínico e laboratorial da malária
Unidade 3 – Tratamento da malária
Unidade 4 – Malária: vigilância, prevenção e controle da doença

Recursos didáticos: O curso dispõe de uma plataforma virtual por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza provas, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca on-line, cujo acervo é composto de:

- Módulos didáticos

- Publicações eletrônicas

- Referências (textos completos)

- Trabalhos de Conclusão de Curso

- Livros

- Vídeos

Declaração de conclusão: Curso de Extensão.