Anna Christina Teixeira, presidente da Fundação Anísio Teixeira

Caro Gestor | 05/09/2011
Anna Christina Teixeira, presidente da Fundação Anísio Teixeira
Babi Teixeira, presidente da Fundação Anísio Teixeira
Crédito: divulgação

Anna Christina Teixeira, conhecida como Babi Teixeira é presidente da Fundação Anísio Teixeira e filha do grande defensor da educação de qualidade no país. Atuando diretamente em busca de recursos para a Casa Anísio Teixeira através da fundação, ela mostra, nesta entrevista, que a luta para manter o legado na cidade é constante e, com a ajuda dos admiradores dessa bandeira e da parceria público privado, é possível levar o sonhos de seu pai à cidade que o originou.  

Qual a importância da Casa Anísio Teixeira para a população caetiteense?
 
Caetité é uma cidade interessante, marcada por uma forte tradição cultural. Percebe-se na cidade um misto de respeito, admiração e orgulho por Anísio Teixeira, a quem muitas homenagens já foram prestadas. O dia do seu aniversário (12 de julho) é feriado municipal. Seu nome designa ruas, uma escola e o centro cultural localizado em sua casa natal – a Casa Anísio Teixeira – onde são disponibilizados espaços e serviços que estimulam o desenvolvimento das pessoas através do acesso ao conhecimento e a bens culturais... A importância deste centro cultural para a população local e regional decorre do fato de estar vinculado a um importante projeto sócio-cultural voltado para a educação básica e a difusão da cultura em geral.

Você acha que as ideias dele estão bem representadas para quem visita a Casa Anísio Teixeira e para quem participa das ações?
De fato, as ideias de Anísio Teixeira já são hoje aceitas e a atualidade do seu pensamento vem sendo reconhecida e propagada. Entendo que as críticas a meu pai se deram em relação à sua defesa permanente da educação pública de qualidade. Sua luta por uma escola pública “pensada” para organizar a sociedade democraticamente não inte-ressava às elites dominantes. Creio que as idéias de meu pai estão bem representadas na Casa Anísio Teixeira, tanto para quem a visita quanto para quem participa das ações. A Fundação Anísio Teixeira procura capacitar/treinar as pessoas que atuam na Casa em relação às propostas defendidas por Anísio Teixeira e as ações desenvolvidas pela equipe buscam refletir o ideário ani-siano. Os visitantes mostram-se satisfeitos em conhecer um trabalho feito com seriedade e transparência e este retorno é gratificante para ambas as equipes, da Casa e da Fundação. 

Ver o resgate da história de sua família contada aos visitantes da casa onde seu pai nasceu e a valorização da cultura promovida através de projetos da Casa Anísio Teixeira lhe traz que tipo de sentimento?
Por conta de tudo isso, sinto aflorar em mim uma gama de sentimentos... Na realidade, exerço um duplo papel: sou filha de Anísio Teixeira e presido a Fundação Anísio Teixeira. Como filha, é natural que sinta orgulho do pai que tive. Como presidente da Fundação, tenho consciência da responsabilidade que carrego e isto, de certa forma, me assusta... Por outro lado, a certeza de que estamos conseguindo divulgar bem o pensamento e a obra de meu pai na região onde ele nasceu e realizar um trabalho educativo e cultural relevante para sua cidade natal me enche de alegria e me dá a sensação de dever cumprido.

A que a senhora atribui o sucesso desse Projeto vitorioso? 
Creio que parte desse sucesso se deve ao fato do Projeto estar associado ao nome de Anísio Teixeira, que goza de prestígio e credibilidade, e estar baseado em suas idéias e propostas, ainda hoje atuais e tão necessárias. Também os parceiros contribuem para o sucesso do Projeto, na medida em que asseguram com seu apoio a continuidade das ações. Ao longo dos 21 anos de existência da Fundação Anísio Teixeira, a sua manutenção tem sido feita pelo poder público e atualmente a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia é a mantenedora oficial, através do Fundo de Cultura da Bahia. A Fundação conta também, desde a implantação da Casa Anísio Teixeira, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caetité, de algumas Universidades públicas (UNEB, UESB, UFBA) e da INB - Indústrias Nucleares do Brasil, empresa pública federal que montou toda a infraestrutura deste centro cultural - a biblioteca pública e sua biblioteca móvel, o cine-teatro, a sala de cultura digital e quase todos os equipamentos utilizados para executar o Projeto. Mais recentemente, a Fundação Anísio Teixeira, através da Casa Anísio Teixeira, mantém uma parceria com a BAMIN-Bahia Mineração Ltda, que tem aportado recurso privado para um projeto bem sucedido de educação ambiental na região de Caetité. A confiança da população caetiteense tem sido outro fator importante para o êxito do Projeto, pois com a participação em cursos, eventos e atividades, a população garante os altos índices de frequência registrados na Casa. Cumpre destacar ainda o papel da equipe que atua na Casa Anísio Teixeira. Refiro-me à diretora Maria Auxiliadora Ribeiro Ledo, cedida pela UNEB, e a todos os componentes dessa dinâmica equipe que Mara lidera com competência e maestria, cuja dedicação ao Projeto contribui para o cumprimento das metas e o consequente êxito das ações desenvolvidas. 

Existiram dificuldades em dar andamento ao Projeto Casa Anísio Teixeira? 
Estou atuando há 21 anos na Fundação Anísio Teixeira como Conselheira e representante da família, 11 anos dos quais como Presidente da Fundação, e há 13 anos implantamos o centro cultural Casa Anísio Teixeira. A maior dificuldade encontrada ao longo do tempo em que presido a Fundação, e “batalho” pela Casa, foi e continua sendo, sem sombra de dúvida, a de conseguir recursos para a manutenção da Instituição. A Fundação Anísio Teixeira não tem recursos próprios, a família também não possui recursos para mantê-la, então a captação de recursos se tornou uma tarefa prioritária e permanente. 

Qual o maior legado deixado por Anísio Teixeira e sua família para a população de Caetité, além do bem material (a Casa)? 
O maior legado para a população caetiteense é a própria ação de Anísio Teixeira no país e consequentemente também em Caetité. Trata-se de um legado da maior relevância, assim afirmam educadores e pesquisadores de sua obra, que consideram sua luta emblemática, seu pensamento inovador e suas ações fundamentais para a sistematização de todo o ensino no Brasil, do nível básico à universidade.
Deixe seu comentário » 4 Comentários:

Maria Aparecida Alves de Santana Marques de Oliveira, em 14/02/2014:

Estive em janeiro/14 em Caetité realizando um sonho de mais de trinta anos. Conhecer o mestre Anísio Teixeira, o maior e melhor educador que este país já teve,foi para mim a maior realização para uma educadora anisiana. Visitar a Casa de Anísio Teixeira fez-me voltar cheia de orgulho e de conhecimento fatores muito respeitados por esse educador progressista. Parabéns pelo trabalho, Babi e toda a equipe da Casa.

Maria Aparecida Alves de Santana Marques de Oliveira, em 14/02/2014:

Conhecer a Casa de Anísio Teixeira foi realizar um sonho de mais de trinta anos. Ver todo o ambiente onde viveu o maior e maior educador, que este país já teve, encheu-me de conhecimento e de orgulho. Pretendo voltar. Parabéns, Babi e toda a sua equipe, pelo fabuloso trabalho desenvolvido.

Maria Aparecida Alves de Santana Marques de Oliveira, em 14/02/2014:

Visitar a Casa de Anísio Teixeira foi realizar um sonho de mais de trinta anos. Todo o material distribuído, impresso e falado, encheu esta educadora anisiana de muito conhecimento e orgulho. Parabéns, Babi e toda sua equipe.

Aparecida Lima, em 30/10/2012:

Tenho grande admiração pelo legado do nosso saudoso educador Anísio Teixeira. Pena que depois dele ainda não apareceram outros brasileiros com os mesmos ideais.
Outras entrevistas em: Entre Aspas

Ver todos os itens desta categoria »

Autor(a): Danielle Argolo

Jornalista e especialista em Comunicação Corporativa, é Redatora com experiência em assessoria de imprensa, gestão de conteúdo, marketing e eventos. Atua, hoje, como subdiretora da revista e portal Caro Gestor.

E-mail: danielle@carogestor.com.br
Twitter: www.twitter.com/danielleargolo

Perfil completo »

Publicidade