Darcles Andrade Oliveira, coordenador do Comitê Gestor do Gespública

Caro Gestor | 05/09/2011
Darcles Andrade Oliveira, coordenador do Comitê Gestor do Gespública

Darcles Andrade Oliveira é gerente de Comunicação Institucional da Petrobras na região Nordeste e coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) na Bahia. Em conversa com a Caro Gestor, ele esclarece as principais mudanças estratégicas ocasionadas pela assinatura do Termo de Compromisso e sobre as perspectivas da Gerência de Comunicação, que passa a capitanear o Comitê Gestor  do Programa no estado.

Qual a importância da assinatura deste termo de compromisso entre o Ministério do Planejamento e a Petrobras?
O Termo de Compromisso é o documento que revalida, por mais três anos, a formalização da parceria entre o Ministério do Planejamento e a Petrobras, na função de organização âncora do Programa Gespública no Estado da Bahia. Nós tivemos algumas reuniões em Brasília para tratar sobre o nosso papel, sobre o que o Ministério espera de nós enquanto gestores do programa e estas tentativas desaguaram no termo de compromisso, que formaliza as expectativas.   

E o que motivou esta mudança de gerência na coordenação do Comitê Gestor?
Antes, o Gespública estava sediado no setor de Organização, Governança e Gestão. Com a mudança de estratégia, o crescimento da companhia e o desenvolvimento do pré-sal - ou seja, com esse crescimento volumoso em curto prazo que a Petrobras vai passar nos próximos anos - a Gerência de Organização, Governança e Gestão foi designada para cuidar apenas da gestão interna da companhia. Na parte de relacionamento externo, a responsabilidade é da Comunicação Institucional, que passou a ter a condução desse programa. A Comunicação é a guardiã da marca Petrobras na Bahia, somos nós que nos relacionamos com os governos Municipal, Estadual e Federal. Nós temos esse papel de cuidar do relacionamento com os órgãos públicos e foi definido que o Gespública deveria estar ligado à Comunicação Institucional. Esta mudança de gerência motivou a assinatura de um novo termo de compromisso, renovando a parceria da Petrobras com o Ministério de Planejamento.

Na assinatura do termo, foram acrescidas novas responsabilidades à Petrobras? 
Não, necessariamente. Não houve grande mudança. A própria estratégia do Ministério do Planejamento é que muda um pouco, já que antes era focada muito no produto auto-avaliação e a mudança significativa é que, agora, o Ministério foca na Carta de Serviço. A elaboração da Carta de Serviço é um dos instrumentos do sistema de gestão que trata do relacionamento com os clientes e com a sociedade, pois declara publicamente quais são os seus serviços, quais são os documentos de que precisa para usar os serviços e produtos das organizações públicas, cujas orientações principais constam nas cartas de serviços.

Quais são os principais desafios que O Gespública Bahia vislumbra para esta parceria com o Ministério do Planejamento?
O primeiro desafio é ampliar a participação das organizações públicas e parceiras. Outro é formar um grupo consistente de profissionais com dedicação exclusiva para fazer o atendimento. Também precisamos melhorar a forma de trabalho do Comitê Gestor da Bahia. Antes, nós tínhamos uma atuação mais engessada e, agora, ampliamos o número de participantes no comitê, dei-xando em aberto o número de organizações (antes só podiam ser 17). Fizemos isto, porque tínhamos a percepção que as ações ficavam muito no gabinete. Discutia-se, reunia-se e as ações não iam para a prática. Estamos criando uma metodologia para que as discussões deixem resultados concretos para as organizações. 
Deixe seu comentário » 0 Comentários:
Outras entrevistas em: Entre Aspas

Ver todos os itens desta categoria »

Autor(a): Mariana Miranda

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCSal e em Jornalismo pela F2J, possui mestrado em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência em gestão de conteúdo e fotografia. Hoje, colabora como redatora na Revista Caro Gestor e na Agência Fácil. Mais Informações em www.marianamiranda.com.

E-mail: mariana@carogestor.com.br
Twitter: @falamarimiranda

Perfil completo »

Publicidade