Liliane Mariano, doutora em urbanismo e coordenadora do curso de arquitetura da Unifacs

Caro Gestor | 06/09/2011
Liliane Mariano, doutora em urbanismo e coordenadora do curso de arquitetura da Unifacs
Liliane Mariano
Crédito: divulgação

"Recentemente, a Prefeitura de Salvador inaugurou praças nas avenidas Bonocô e Garibaldi. Na Garibaldi, não há residência próximas, a praça fica deserta. No Bonocô, a área de lazer é comprida e só existe uma passarela que dá acesso a ela, já existem até furos na rede de proteção, que é como a população está tendo acesso ao local. Estas áreas são completamente inadequadas, com acessibilidade praticamente impossível, contrariando a função da via expressa. Quando se coloca uma passarela numa via expressa, o sentido é que as pessoas não atravessem essa via, que elas passem pela passarela, permitindo o fluxo dos automóveis sem sinaleiras. Hoje, a os moradores da Bonocô atravessam de forma desordenada, o que, além de tudo, é um perigo.

Houve uma vontade política de implantar esses equipamentos, porém, do ponto de vista técnico, foi um trabalho completamente inadequado, mostrando um desconhecimento da dinâmica de ocupação de solo. Deixam a impressão de que essas praças foram criadas mais para serem vistas do que para serem usadas. 
 
Se nós pesquisarmos o mapa de Salvador no Google ou uma fotografia áerea da cidade, veremos que a densidade ocupacional das áreas de baixa renda é enorme e não existe nada para as pessoas utilizarem como área de lazer. As residências são precárias, sem espaço, enquanto se você for num bairro de classe média alta, os edifícios têm piscina, salão de jogos, quadra de esportes. Ainda assim, esses espaços são insuficientes, não proporcionam integração, que é uma das principais funções da cidade, estimular as relações humanas.
 
Acredito que a região da Bonocô teria sido melhor utilizada com canteiros de área verde, que a cidade tanto precisa. Aliás, é o que está previsto no Plano diretor de Salvador para os canteiros de avenidas de alta velocidade."
 
Deixe seu comentário » 0 Comentários:
Outras entrevistas em: Entre Aspas

Ver todos os itens desta categoria »

Autor(a): Mariana Miranda

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCSal e em Jornalismo pela F2J, possui mestrado em Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência em gestão de conteúdo e fotografia. Hoje, colabora como redatora na Revista Caro Gestor e na Agência Fácil. Mais Informações em www.marianamiranda.com.

E-mail: mariana@carogestor.com.br
Twitter: @falamarimiranda

Perfil completo »

Publicidade