Praias de Patamares e Boca do Rio são atingidas pelo esgoto despejado sem tratamento pela EMBASA

Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018
Fonte: Redação Caro Gestor
Crédito da Foto: Divulgação

A EMBASA - Empresa Baiana de Águas e Saneamento vem sendo acusada de liberar o esgoto, sem o tratamento adequado, nas praias de Patamares e Boca do Rio. Segundo relato de moradores dos bairros, o odor é insuportável e compromete as condições de banho.

Segundo o portal Bocão News, o deputado estadual Marcell Moraes (PSD) vem cobrou ações do Governo do Estado e lembrou que nesse mesmo período do ano passado, também ocorreram esses problemas de despejo de esgoto nessas praias.  “Quero acreditar que o despejo desse esgoto, dias antes da festa de Réveillon, seja apenas uma coincidência. É inadmissível uma empresa que presta um serviço de necessidade primária da população permanecer praticamente estagnada em relação às condições de esgotamento de uma das maiores cidades do Brasil. Isso demonstra imperícia, ausência de planejamento, falta de interesse e incapacidade administrativa dos gestores da Embasa. A questão não é apenas o odor insuportável na festa, mas também toda a biosfera marinha que é prejudicada com o despejo dos resíduos", disparou o deputado.

Em Patamares e a situação preocupa moradores e comerciantes do local. “Em pleno período de festas de final do ano, onde a cidade recebe muitos turistas, é inadmissível termos que passar por uma situação dessas. O mal cheiro e o comprometimento para o banho termina afastando os turistas do bairro, atrapalhando o comercio local e a diversão.”, desabafa Leonardo Barboza, morador da Colina A de Pituaçu.

Salvador possui 20 praias impróprias para banho por conta da presença excessiva de partículas fecais humanas ou de animais, ligadas diretamente ao despejo de esgoto nas localidades aferidas.


* Contribuiu Bocão News



Sobre Afrânio Freire

Autou como Analista de Sistemas autodidata desenvolvendo sistemas para grandes empresas. Foi sócio da Data Packet Informática e 3A Informática desenvolvendo sistemas para empresas como Polialdem, CPC (Polo Petroquimico), Petrobrás, Prefeitura de Jequié entre outras. Desenvolveu diversos sistemas em Clipper, C e interagindo com Bancos de dados de micro informática a main frames;
Criador e Diretor do Jornal Folia & Ação, em Salvador. de 1994 a 2001.
Participou da criação do Caderno Municípios do Diário Oficial do Estado da Bahia;
Assessor de Marketing no período de 2000 a 2002 da UPB - União dos Municípios da Bahia;
Consultor de Marketing da Prefeitura de Eunápolis (2000 a 2001), Itagibá (2000 a 2004) e Boa Nova (2000 a 2004).
Sócio da Agencia Fácil Públicidade;
Consultor de Marketing da União de Vereadores do Brasil (2005-2013)
Vice-presidente do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública - de 2002 até os dias atuais. Implantou ações que resultaram no aumento de 10 para 600 clientes atendidos em 5 anos. Participou da criação e execução do Projeto SIOF - Sistema de Imprensa Oficial (640 mil edições de diários oficiais publicados), SIAM - Sistema Integrado de Arrecadação Municipal, Sisged - Gestão Eletrônica de Documentos. Durante esse período período o IMAP promoveu dezenas de cursos e capacitou mais de 5000 servidores;
Criador e Presidente do Conselho Editorial da Revista e Portal Caro Gestor. Veículo voltado para todos os senadores, prefeitos, presidentes de comissão de licitação, presidentes de câmaras, secretários, vereadores, deputados estaduais e federais, técnicos – e demais órgãos municipais e estaduais. 
Em 2007 recebeu Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Salvador, através do Vereador Emmerson José e em 2013 foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo, pela Assembléia Legislativa da Bahia e União dos Vereadores do Brasil.

  • Email
  • Instagram

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG