Trator “lança-chamas” se livra de ervas daninhas sem a necessidade de produtos químicos

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019
Fonte: Engenhariae
Crédito da Foto: engenhariae

Agricultores orgânicos estão se voltando a uma ferramenta antiga na luta contra as ervas daninhas – fogo. Chamado de “flame weeding”, o processo envolve a instalação de uma bela linha de lança-chamas em um trator e, lentamente, atravessa-se campos de colheitas que matam as ervas daninhas entre as fileiras de plantações.

A Flame Engineering, Inc. é uma empresa especializada no desenvolvimento e venda de equipamentos para flame weeding e diz que a técnica é realmente científica. O site da empresa explica que o processo se concentra em destruir a estrutura celular.

“Flame weeding é o que gostamos de chamar de ‘matar lentamente’. Essencialmente, você está destruindo a estrutura celular na folha da planta. A erva daninha não vai mais ter energia para o crescimento (fotossíntese) levando a matança através do sistema radicular. Sim, flame weeding vai matar as raízes também! Mesmo em casos de grandes ervas daninhas, o efeito é impressionante e até mesmo morrem dentro de alguns dias, dependendo de como estabelecido o sistema radicular e quanto tempo a planta foi exposta ao calor,” eles explicam em seu site.

Os agricultores orgânicos são obrigados, como parte de seu processo de certificação, a não usar herbicidas ou pesticidas sintéticos.


* Por Ademilson Ramos




Comentários

    Não há comentário

Comentar