Escola Nacional de Defesa do Consumidor oferece novos cursos com inscrições até 18 de março

Terça-feira, 12 de Março de 2019
Fonte: Governo Federal - Min da Justiça e Segurança Pública
Crédito da Foto: Divulgação

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), abriu as inscrições para cursos à distância gratuitos sobre assuntos relacionados ao direito do consumidor. As inscrições vão até 18 de março e os interessados devem ter mais de 16 anos. Os cursos oferecidos são: Oferta e Publicidade; Introdução à Defesa do Consumidor, e Programa de Educação Financeira para Consumidores.

No curso “Oferta e Publicidade”, com duração de três semanas, o aluno poderá identificar, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as características da oferta e da publicidade, bem como os direitos dos consumidores envolvidos. As aulas são divididas em dois módulos e consistem na definição de oferta e publicidade no âmbito das relações do consumo, distinção entre publicidade enganosa e publicidade abusiva.

Já o curso “Introdução à Defesa do Consumidor” tem carga horária de 20 horas e duração de três semanas. São três módulos: Proteção e Defesa do Consumidor no Brasil, Regulação e Consumo e Sistemas de Informação de Defesa do Consumidor.

E, por fim, o curso “Programa de Educação Financeira para Consumidores”. Este é o primeiro de uma série de três que compõem uma trilha de aprendizagem e dará ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas.


Serviço:

Modalidade: Educação a Distância (EaD)

Pré-requisitos: Maiores de 16 anos.

Inscrições: Devem ser realizadas pelo portal Defesa do Consumidor, preenchendo o formulário disponível neste link: http://defesadoconsumidor.gov.br/portal/acesse-sua-conta.


Sobre Afrânio Freire

Autou como Analista de Sistemas autodidata desenvolvendo sistemas para grandes empresas. Foi sócio da Data Packet Informática e 3A Informática desenvolvendo sistemas para empresas como Polialdem, CPC (Polo Petroquimico), Petrobrás, Prefeitura de Jequié entre outras. Desenvolveu diversos sistemas em Clipper, C e interagindo com Bancos de dados de micro informática a main frames;
Criador e Diretor do Jornal Folia & Ação, em Salvador. de 1994 a 2001.
Participou da criação do Caderno Municípios do Diário Oficial do Estado da Bahia;
Assessor de Marketing no período de 2000 a 2002 da UPB - União dos Municípios da Bahia;
Consultor de Marketing da Prefeitura de Eunápolis (2000 a 2001), Itagibá (2000 a 2004) e Boa Nova (2000 a 2004).
Sócio da Agencia Fácil Públicidade;
Consultor de Marketing da União de Vereadores do Brasil (2005-2013)
Vice-presidente do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública - de 2002 até os dias atuais. Implantou ações que resultaram no aumento de 10 para 600 clientes atendidos em 5 anos. Participou da criação e execução do Projeto SIOF - Sistema de Imprensa Oficial (640 mil edições de diários oficiais publicados), SIAM - Sistema Integrado de Arrecadação Municipal, Sisged - Gestão Eletrônica de Documentos. Durante esse período período o IMAP promoveu dezenas de cursos e capacitou mais de 5000 servidores;
Criador e Presidente do Conselho Editorial da Revista e Portal Caro Gestor. Veículo voltado para todos os senadores, prefeitos, presidentes de comissão de licitação, presidentes de câmaras, secretários, vereadores, deputados estaduais e federais, técnicos – e demais órgãos municipais e estaduais. 
Em 2007 recebeu Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Salvador, através do Vereador Emmerson José e em 2013 foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo, pela Assembléia Legislativa da Bahia e União dos Vereadores do Brasil.

  • Email
  • Instagram

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG