Caculé (Ba) ganha prêmio e reconhecimento nacional

 O município de Caculé, 657 km de Salvador, tornou-se destaque nacional por suas iniciativas em meio ambiente e sustentabilidade. No ano 2000 a ONU identificou os maiores problemas do mundo e estabeleceu como meta do milênio e resolução destes problemas. No Brasil as metas para o milênio recebeu o nome de oito jeitos de mudar o mundo.

 
As metas são as seguintes: Acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexo e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, e malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, pacto pelo desenvolvimento mundial.
 
A iniciativa do prefeito José Luciano Ribelo, trouxe destaque para Caculé com a iniciativa no desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida e respeito ou meio ambiente. O destaque para o município é justamente ter partido do poder público a ação, fato inédito no Brasil. Em outros municípios a ação sempre vem da iniciativa de ONGS, de associações.
 
O município é o primeiro no país a desenvolver a ação o que lhe rendeu o premio e reconhecimento, tornando-se referência nacional. Para Juliana Wenceslau dos Santos, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o município de Caculé é uma exceção no país. Dentre as ações o município oferece desconto no IPTU para quem faz coleta seletiva do lixo.
 
Sônia Pessoa, Secretária Municipal de Assistência Social do município diz, “o nosso compromisso é com a vida envolvendo o meio ambiente”, isto para ilustrar a ação que o município desenvolver a partir do poder público referente à coleta seletiva do lixo, beneficiando não só os catadores, mas todos os moradores.
 
De acordo com a secretária todo o município participa possibilitando o desenvolvimento da ação que tem todas as secretarias envolvidas tornando a mobilização do governo municipal uma iniciativa de destaque. O município hoje já é procurado por outros municípios do país que buscam aprender com a experiência que Caculé tem na solução da meta de sustentabilidade.
 
O ano de 2015 é a data que a ONU estabeleceu para o cumprimento das metas, Caculé já está no caminho dando demonstração de que é quando se quer é possível desenvolver o tornar o mundo melhor para viver.
 
Assista a participação de Caculé no Programa Conexão Futura na íntegra através do link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YTdujo_LVgE
 
E a versão mais compacta (com destaque para a participação de Caculé), no link: http://www.youtube.com/user/gutoart16#p/a/u/0/70MfaI4wQNI

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG