Mucugê vai realizar Festival de Chorinhos

 Mucugê é uma pacata e aconchegante cidade, tombada pelo Patrimônio Histórico. Está a 1.000 m de altitude, clima serrano e detêm 52% da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Suas principais atividades econômicas são o agro-negócio, cultivo de flores e turismo. De arquitetura colonial totalmente preservada e ruas bem limpas, chamam a atenção os seus jardins e canteiros bem floridos.

 
E é nesta cidade que será realizada no período de 08 a 10 de dezembro o Festival de Chorinho. Entre as atrações: duo Barros Reis, Tela Quatro, Mandaia, Tres a Tres, Ricardo Marques e Grupo, além de artistas locais. 
 
O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de rodas de choro ou regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado, alegre e ricamente sincopado, caracterizado por sutis modulações e pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.
 
O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG