Vitória da Conquista sobe para a sexta colocação no PIB na Bahia

 A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia/SEI, órgão do Governo do Estado responsável pela elaboração de estudos e projetos, divulgou os resultados do Produto Interno Bruto/PIB dos municípios baianos para o ano de 2009. Em todo o território nacional, o PIB consolidado tem defasagem de dois anos, já que esse é o tempo necessário para colher e organizar todos os dados que o compõem.

Um dos destaques foi Vitória da Conquista, que subiu uma posição no ranking passando ao sexto lugar, com participação de 2,29% no PIB do Estado, alcançando um valor de R$ 3.143 milhões. O município desempenha o papel de polo regional da parte sul do Estado, sendo referência para diversas cidades circunvizinhas nos setores de educação, saúde e principalmente no comércio, com grandes redes de varejo e atacado, o que proporcionou a mudança de posição do município.
 
A Bahia apresentou um crescimento de 2,5% do PIB. Entre os setores responsáveis pelo crescimento do Estado estão a agropecuária, que registrou uma safra recorde de 7,6 milhões de toneladas de grãos e o de bens e serviços, que apresentou um crescimento de 7,7%.

Saiba mais – O PIB é um indicador para medir a atividade econômica de determinada região, representando o crescimento econômico. É resultado da soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos num determinado local (país, estado ou cidade), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG