Mundo Novo comemora 121 anos de história

 Nesta quinta-feira, 01 de março, o município de Mundo Novo, situado no centro norte baiano, a 292 quilômetros de Salvador, comemora seus 121 anos de emancipação política. A cidade foi inicialmente chamada de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo alterado pela lei estadual nº 144, de 08-08-1896 para mundo Novo.

ORIGEM- Mundo Novo foi desmembrado de Monte Alegre (atual Mairi) por ato de 01 de março de 1890, ocorrendo sua instalação aos 27 do mesmo mês. As terras que compõem a localidade receberam a denominação de Mundo Novo por eleito da Lei Provincial n.49, de 15 de março de 1837, e foram anexadas a Jacobina. Em 1857 (na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Mundo Novo) passou a pertencer a Monte Alegre dando novo reforço a vida social da localidade. Com a criação de Morro do Chapéu (1864) a freguesia foi desanexada de Jacobina e passou a fazer parte do novo município.
 
Em época de festa, principalmente as religiosas, os fiéis mundo novense reúnem-se para rezar e pedir proteção. Nas comemorações da cidade (emancipação) os habitantes participam dos festejos na praça principal com missa, desfile cívico e apresentação da cultura local.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar