Cachoeira comemora 175 anos de emancipação

 Considerada monumento nacional e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, o município de Cachoeira comemora nesta terça-feira, 13 de março, seus 175 anos de emancipação política.

A cidade reúne importantes acervos arquitetônicos no estilo barroco. Seu casario, suas igrejas, seus prédios históricos preservam a imagem do Brasil Império - tempo em que o comércio e a fertilidade do solo fizeram de Cachoeira a vila mais rica, populosa e uma das mais importantes do Brasil - durante os séculos XVII e XVIII.

ORIGEM- Nascida às margens do rio Paraguaçu na época da colonização da cana-de-açúcar, a cidade de Cachoeira deixou, através dos tempos, sua marca na história, fato que pode ser verificado a todo instante ao se percorrer suas ladeiras, ruas e becos calçados em pedra, admirar os velhos casarões do estilo barroco ou ouvir, quem sabe, ainda, os ecos aguerridos das lutas pela independência. O nome Cachoeira foi dado pelos índios, o que significa na linguagem deles, mar grande, e isto, explica-se pela quantidade das águas e a largura do rio Paraguaçu nesta região.

Comentários

    Não há comentário

Comentar