PORTUGAL - Embaixada do Brasil em Portugal e o Consulado em Lisboa conseguem a dispensa de consularização do Certificado de Antecedentes Criminais

Quarta-feira, 2 de Outubro de 2019
Fonte: Ministério das Relações Exteriores
Crédito da Foto: Reprodução

Recentemente, a Embaixada do Brasil em Portugal e o Consulado em Lisboa conseguiram, em gestões com as autoridades portuguesas, obter a dispensa de consularização do Certificado de Antecedentes Criminais, emitido pela Polícia Federal.

No procedimento anterior, os brasileiros deveriam ir até o consulado, pagar pela consularização, e, depois, apresentar o certificado ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão migratório daquele país. Agora, os nacionais não precisam ir ao consulado, pois os próprios agentes do SEF irão conferir a autenticidade do documento no site da Polícia Federal.

Por esse ser um dos serviços mais procurados junto à rede consular brasileira em Portugal, o novo procedimento deverá diminuir as filas de atendimento nos consulados. Ademais, representa um ganho para a comunidade brasileira local, pois diminui a burocracia e os custos para que nossos nacionais possam se estabelecer naquele país.

Sobre Elson Contreiras

Baiano, empreendedor nato, ex-carnavalesco e ha alguns anos vivendo em Portugal. Analista de Sistemas e programador. Consultor em TI, especialista em CRM, Cobol e sistemas. 

Correspondente Internacional da Caro Gestor

Sugestões de pautas pelo Whatsapp - +351 917 637 125

  • Email
  • Google+

Comentários

    Não há comentário

Comentar