Três municípios baianos festejam emancipação

 Nesta segunda-feira, dia 19 de março, três municípios baianos comemoram suas emancipações políticas. São as cidades de Campo Alegre de Lourdes que comemora 44 anos, Capela do Alto Alegre, 27 anos e Gavião com 26 anos. Campo Alegre de Lourdes, situa-se ao norte do Estado da Bahia na divisa com o Estado do Piauí. Embora esteja dentro da área do Vale do São Francisco, fica a 120 km do mesmo. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e está no Polígono da Seca. A base de sua economia é a agricultura de subsistência e a pecuária de pequeno e grande porte. O núcleo inicial foi a Fazenda Peixe, situada em terras da então Província de Pernambuco. Em fins do século XVIII, fugindo de lutas armadas que ocorriam em Pilão Arcado, outros povoadores se instalaram na referida fazenda. Em 1938, já formada uma aglomeração urbana, e constituindo parte do território de Remanso, o local era elevado politicamente a distrito; posteriormente teve a sede mudada para o povoado vizinho de Campo Alegre, denominação alterada em 1943 para Catita. O município foi criado em 1962, com território desmembrado de Remanso, quando recebeu o nome de Campo Alegre de Lourdes.

Também no mesmo dia o município de Capela do Alto Alegre festeja seus 27 anos de autonomia política. A comunidade surgiu em 1912, quando foi celebrada a primeira missa na pequena capela construída na parte mais alta da Fazenda Desabafo. Os fiéis foram edificando suas casas em volta da capela. O local era conhecido pelo nome de Capelinha, mais tarde modificado para Capela do Alto Alegre. Na década de 60, o município alcançou um certo desenvolvimento com o surgimento do sisal. A partir de 1980 desenvolveu, também, a pecuária leiteira. A partir da construção da estrada que liga Capela do Alto Alegre à BR 324, denominada Rodovia Lomanto Júnior, ligando Feira de Santana à Juazeiro, o povoado de Capela do Alto Alegre teve um relativo surto de prosperidade: facilitou o escoamento da produção de sisal e demais produtos agropecuários. Em 25 de novembro de 1984, foi realizado o plebiscito para emancipação política do município, que foi desmembrado de Riachão do Jacuípe, a 19 de março de 1985. Em 15 de janeiro de 1992, Capela do Alto Alegre passou à categoria de Comarca.
 
Outro aniversariante do mesmo dia é o município de Gavião que completa seus 26 anos. O município possui ricas belezas naturais, entre elas as caatingas virgens que existem na comunidade Palmatoria. Na divisa com o município de São Domingos encontramos o Rio Jacuipe e diversas espécies de plantas e animais. Gavião também se destaca muito pelo seu humilde, e modesto São Pedro. Que geralmente acontece no final do mês de junho, ou início de julho(começa na sexta e se estende até domingo). Atraindo muitos turistas, e ex- moradores. Conta-se que 1812 passava por ali um rico viajante para descansar na região e por isso comprou uma terra construindo nela uma casa perto de uma quixabeira onde a tarde muitos gaviões se aninhavam para dormir. Ele observou o fato e colocou o nome de sua fazenda de Gavião. Católico fervoroso construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde várias famílias foram se reunindo em torno da capela que tornou-se povoado, vila, distrito até a emancipação.

Comentários

    Não há comentário

Comentar