Festa de emancipação em Mairi

 O município de Mairi comemora neste domingo, dia 05 de agosto, seus 115 anos de emancipação política. A localidade limita-se a oeste com o município de Mundo Novo, ao sul com Baixa Grande, leste com Pintadas e Capela do Alto Alegre e ao norte, Várzea da Roça e Várzea do Poço.

A Capela da Santa Cruz do Monte Alegre é o cartão postal da cidade. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto, dominando extenso e vasto panorama. 
 
No final do século XVIII as freguesias mais próximas do núcleo de moradores então existente eram Sant Ana de Camisão, criada em 1753, e Santo Antônio de Jacobina, em 1758. Os missionários frades capuchinhos foram em sua busca e cumprindo sua missão, lá se apresentaram a semear a sua fé é a sua religião, e auxiliados pelos moradores edificaram o santuário para perpetuar a sua visita e a sua crença. No mesmo monte, cerca de trinta metros abaixo da parte frontal da capela, encontra-se a falada Toca da Onça.
 

Comentários

    Não há comentário

Comentar