Itamaraju completa 51 anos nesta sexta- feira (5)

 Nesta sexta-feira (05) a população do município de Itamaraju está em festa. Distante 733km da capital Bahia, Itamaraju completa 51 anos de emancipação política. Nascido do povoado de Dois Irmãos, referência aos santos padroeiros Cosme e Damião, localizado na então cidade de Prado, na época o povoado possuía apenas uma pequena rua, hoje conhecida como Rua Cindo de Outubro, e não possui mais de 150 habitações entre casas e barracos.

Somente no século XX o povoado começou a se desenvolver com o crescimento da produção de café, causando o aumento da população e o surgimento de armazéns de compra e venda do produto e outros produtos. Com a abertura de estradas o desenvolvimento aconteceu mais rápido e em 1961 o antigo Arraial Dois Irmãos, que já foi chamado de Esconderijo durante a guerra do Paraguai por ter escondido alguns desertores, desmembrou-se de Prado e recebeu o nome de Itamaraju.
 
O principal ponto turístico de Itamaraju é o Monte Pescoço onde é exposta a bandeira do município. A cidade também aparece nos relatos do descobrimento do Brasil narrados nas cartas de Pero Vaz de Caminha, já em 1500, por causa do “Monte Pascoal”, do qual a cidade é guardiã. Também foi no Monte Pescoço onde aconteceram as caças aos índios por parte de Cabral.

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG