Lafaiete Coutinho festeja seus 51 anos

 Nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, o município de Lafaiete Coutinho, situado a 365 quilômetros de Salvador, comemora seus 51 anos de emancipação política. Seu topônimo é uma homenagem ao médico paraibano radicado desde os tempos de estudante de medicina, em Salvador, e depois professor catedrático da Faculdade de Medicina da Bahia.

O município foi criado com territórios do distrito de Três Morros e com parte de territórios dos distritos de Lajedo do Tabocal e de Maracás. Desmembrado de Maracás, com a denominação de Lafayete Coutinho.
 
A cidade antes era conhecida como Baixa Alegre, devido ao caráter alegre e festeiro de seus moradores, sendo comum a profusão de festas como a do Reisado, a do padroeiro São Roque, as de São João e vários bailes, inclusive atraindo moradores das localidades vizinhas. No início da ocupação das terras municipais, a economia girava em torno de lavouras de café, mamona, fumo e farinha de mandioca. Mais tarde Baixa Alegre teve seu nome mudado para Vila dos Três Morros, devido a sua situação geográfica, como distrito de Maracás. Logo depois foi desmembrada de Maracás.

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG