Município de Jiquiriçá está em festa

 Nesta sexta-feira, dia 26 de julho, o município de Jiquiriçá comemora seus 87 anos de emancipação política. Rica em água com suas cachoeiras (Prazeres, Guigó, Clóvis) as quais formam uma região importante para o turismo ecológico.

CRIAÇÃO- O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”, pertencente ao município de São Vicente Férrer D’Areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 1878, passando a chamar-se Senhor do Bomfim da Capela Nova. Em 1891 tornou-se município, com o nome de Capela Nova de Jiquiriçá, desmembrando-se de São Vicente Férrer D’Areia. 
 
Em 1904 seu nome foi simplificado para Jiquiriçá - nome indígena que quer dizer instrumento de pesca (Jiquir) de rio (Içá). A Lei Estadual 1882 de 16 de julho de 1926, desmembrou do município o distrito de Mutum, que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde, em 1º de junho de 1944.

Comentários

    Não há comentário

Comentar