Prefeito discute com administradores distritais ações para a zona rural

Com o objetivo de traçar um plano de ação visando buscar melhorias para minimizar a situação das comunidades da zona rural de Ilhéus, as secretarias de Ações Regionais e de Governo e Ações Estratégica organizaram reunião com administradores distritais. Durante o encontro, que aconteceu no Palácio Paranaguá, foram elencados diversos problemas enfrentados por moradores, a exemplo da dificuldade com escoamento da produção agrícola, manutenção da malha viária rural e de equipamentos do município, deficiência na iluminação pública, além de questões relacionadas com a segurança da população das localidades.

Ao ouvir as reivindicações dos administradores distritais, o prefeito Newton Lima disse que mesmo com a falta de recursos financeiros que atualmente vivencia o município, provocado pela falta de compromisso de governos passados, assegurou que não pode cruzar os braços diante da realidade financeira. Na oportunidade, Newton Lima afirmou que tem ciência dos problemas discutidos e contou que após estabelecer novo diagnóstico pretende implantar parcerias envolvendo o município, os administradores e as comunidades através de mutirões. O prefeito lembrou que no distrito de Inema esta experiência tem dado resultado positivo e atualmente serve de modelo para outras localidades rurais.
 
Segundo o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Magno Lavigne, que coordenou o encontro, a reunião serviu para buscar num curto espaço de tempo ações para melhorar esta realidade. Ele disse que vai se reunir ainda esta semana com o secretário de Ações Regionais, Angelito Dias, para estabelecer novos critérios visando iniciar os trabalhos. Nessa reunião, serão traçadas diretrizes para estabelecer um programa de trabalho, no sentido de executar as obras necessárias para o restabelecimento das condições de funcionamento dos serviços públicos.
 
Já o vereador Alcides Kruschewsky – que esteve à frente da secretaria –, lembrou que a prefeitura vem minimizando parte desse problema porque a senadora Lídice da Mata (PSB) conseguiu para Ilhéus a viabilização de uma motoniveladora (Patrol), via orçamento da União e também o prefeito Newton Lima obteve na justiça, como fiel depositário, a guarda e uso das três máquinas que se encontravam desativadas no pátio do Batalhão de Polícia Militar. Segundo o vereador, outra ação da senadora foi incluir novamente o município de Ilhéus em emenda parlamentar para ser contemplado em cerca de R$ 500 mil, que serão aplicados em obras de infraestrutura na zona rural.
 
Presenças – A reunião contou com a presença de administradores das localidades rurais de Mamoan, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, São José, Castelo Novo, Couto, Rio do Braço, Aritaguá, Itariri, Rio do Engenho, Maria Jape, Serrado, Santo Antonio, Areia Branca-Repartimento e Banco da Vitória.

Comentários

    Não há comentário

Comentar