Água para Todos atende 13 localidades da zona rural de Barreiras

 Abastecimento regular com água de qualidade (potável) para o banho, preparo da comida, entre outros afazeres domésticos. Esta é a atual realidade de 1.610 pessoas que residem no Cinturão Verde, composto por 13 localidades, na zona rural de Barreiras, a 898 quilômetros de Salvador.

Na terça-feira (29), o governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e de outras autoridades estaduais e municipais, inaugurou o sistema integrado de abastecimento de água no município.
 
Entre as quinhentas famílias beneficiadas está a da dona de casa Luciene de Oliveira Souza, que vive com o marido e dois filhos na comunidade de Bezerro, onde foi realizado o ato de inauguração, a 21 quilômetros da sede. “Foi ótimo pra nós. A gente estava usando água salgada (salobra), e agora vai usar água doce, água boa”.
 
Esgotamento sanitário
 
A obra, executada pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), integra o programa estadual Água Para Todos e custou R$ 1,4 milhão ao erário estadual. “Este sistema de água é uma obra fundamental, que promove justiça social para estas comunidades. O Estado também está investindo R$ 90 milhões na implantação de sistema de esgotamento sanitário em toda a cidade de Barreiras”, afirmou Cícero Monteiro.
 
A água é captada de uma derivação da adutora de água tratada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro de Boa Sorte, e conduzida por um sistema adutor, com 22 quilômetros de extensão.
 
O sistema integrado de abastecimento também inclui duas estações elevatórias de água tratada, uma estação de tratamento com casa de cloração, onde a água é desinfetada, e um reservatório, com capacidade para armazenar 80 metros cúbicos de água, além de 472 ligações domiciliares instaladas.
 
Segundo o governador, “o programa Água Para Todos, que também inspirou o programa de mesmo nome no governo federal, tem ajudado a resolver o problema da sede na Bahia. Nosso povo não está sofrendo mais com esta seca, que já é a mais severa dos últimos 50 anos, graças a programas como este e o Bolsa Família”.
 
Localidades beneficiadas
 
Bezerro
Mantiqueira
Canabrava
Baixão
Boqueirão do Rodrigues
Boqueirão do Justino
Arraial da Penha
Palmeiras
Correio
Brejo Novo
Bom Jesus
Barra da Água Vermelha
Tábua de Água Vermelha

Comentários

    Não há comentário

Comentar