Oficina sobre Epidermólise Bolhosa discute linhas de cuidado com presença do COSEMS/BA

Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
Fonte: COSEMS/BA - Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia
Crédito da Foto: COSEMS/BA

Um novo marco para a Implementação das Linhas de Cuidado em Epidermólise Bolhosa na Bahia foi fincado nesta sexta-feira (25/05) com a promoção da Oficina para Implementação das Linhas de Cuidado em Epidermólise Bolhosa, que ocorreu no auditório do anexo do Hospital Geral Roberto Santos, no Cabula, Salvador.

Com a participação de diversos representantes dos municípios baianos, entre eles as secretárias de Saúde Kalily Lemos (Ituaçu) e Laíla Bispo (Pilão Arcado), foram debatidas estratégias para a ampliação do cuidado para os pacientes que possuem a patologia, caracterizada por uma anomalia genética que causam bolhas dolorosas na pele e que tendem a infeccionar.

A ação conjunta teve a articulação do Ministério Público Estadual, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) e foi aprovada pelas gestoras. “Aproveitei bastante o evento porque tenho quatro casos de Epidermólise na minha região e tive esclarecimentos importantes aqui.”, disse Kalily.

Para Laíla, a Oficina foi relevante especialmente aos municípios distantes. “Como o acompanhamento é feito pela Atenção Básica e Hospital do município, nós precisamos saber das novidades sobre o tratamento e a cobertura, inclusive para ajudar as famílias mais pobres neste cuidado”.

Saiba mais

Para os municípios que precisam saber mais informações sobre o encaminhamento destes pacientes, foram disponibilizados os números do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (HUPES) – 71 3283-8360 – e do complexo da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste Baiano) – 71 3424-8689 – que atendem às terças e quartas a tarde, respectivamente.

Comentários

    Não há comentário

Comentar