IBM apresentou tecnologia que garante mais transparência nos modelos de inteligência artificial (AI)

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
Fonte: Redação Caro Gestor
Crédito da Foto: IBM

A IBM apresentou nesta quinta-feira, 20, uma nova tecnologia que garante mais transparência para as empresas nos modelos de inteligência artificial (AI).

O novo serviço é repleto de novos recursos de confiança e transparência, mostrando os parâmetros usados pela IBM para chegar as indicações relativa as pesquisas, detectando automaticamente diversas informações no momento em que os sistemas estão funcionando.

De fato, é uma grande notícia, pois diversas empresas e desenvolvedores poderão ter mais informações para implementar o uso de AI em seus sistemas. A dúvida que fica é: Será que a administração pública irá se beneficiar plenamente dessa tecnologia? Não bastam que ambientes construídos com inteligência artificial, como Watson, Tensorflow, SparkML, AWS SageMaker, and AzureML estejam a todo instante se “alimentando” de novas informações e buscando recomendar fluxos, apoiando a tomada de decisões se a prefeitura ou órgão público não estiver engajada e disciplinada em alimentar e disponibilizar cada vez mais informação. As empresas construtoras de software estão buscando sempre aprimorar seus sistemas e muitas delas estão já se utilizando de IA, mas, entendo que, a eficácia dessa tecnologia no poder público depende muito de mudarmos a cultura do funcionário público. Melhorar as condições de trabalho, estrutura para, finalmente, esperar algum resultado nesse sentido.

Claro que nem tudo está perdido, o dia a dia nos órgãos públicos já gera, por si só, um volume de dados imenso e essas informações, se bem trabalhadas, podem ajudar e muitos nas políticas públicas, serviços e desenvolvimento de diversas áreas que muitas vezes não se tinham dados a analises suficientes. Esse ganho já é real, existe independente do esforço interno de cada entidade do poder público. Esses dados já são alimentados por trafego de internet, prestações de contas aos órgãos de controle, sistemas de saúde, etc...

O desafio que fica na administração pública é aumentar o esforço para disponibilizar cada vez mais informações para que se possa criar políticas públicas mais efetivas, com resultados claros para o cidadão, seja na saúde, educação, segurança pública, etc. Precisamos transformar a informação em redução de custos, otimização de fluxos, produtividade, organização, prevenção de crises, redução da violência, etc... 


SAIBA MAIS

https://www.ibm.com/watson/


INICIATIVAS NO BRASIL

Auxílio em hospitais

A IBM fechou parceria com o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, para utilizar a plataforma de reconhecimento visual do Watson no tratamento de câncer.

Em resumo, a plataforma recebe dados e imagens de exames de todos os pacientes para apontar tratamentos individualizados e otimizados para cada caso. Esse é o primeiro hospital da América Latina a fazer algo parecido e mostra todo o potencial que a tecnologia traz na área da saúde.


Inclusão na cultura

A IBM fez uma exposição interativa na Pinacoteca, em São Paulo, para incentivar visitas a museus. Na ação, utilizando o Watson, visitantes podiam “conversar” com as obras de arte usando fones de ouvido e fazer perguntas bem variadas. Ela foi batizada de "Voz da Arte".

Os questionamentos variavam desde dados a respeito dos quadros até reflexões menos óbvias. Um dos objetivos é trazer pessoas de todas as idades que evitavam museus ou nunca tiveram a oportunidade de apreciar exposições.


Vídeo do Waston - Inglês


* Fonte de pesquisa - IBM

Sobre Afrânio Freire

Editor e Presidente do Conselho Editorial do Portal Caro Gestor

Analista de Sistemas autodidata de empresas de grande porte como Polialdem, CPC (Polo Petroquímico), Petrobrás, Prefeitura de Jequié entre outras;

Foi sócio da Data Packet Informática e 3A Informática; 

Criador e Diretor do Jornal Folia & Ação, em Salvador. de 1994 a 2001.

Participou da criação do Caderno Municípios do Diário Oficial do Estado da Bahia;

Assessor de Marketing no período de 2000 a 2002 da UPB - União dos Municípios da Bahia;

Consultor de Marketing da Prefeitura de Eunápolis (2000 a 2001), Itagibá (2000 a 2004) e Boa Nova (2000 a 2004).

Sócio da Agência Fácil Publicidade;

Consultor de Marketing da União de Vereadores do Brasil (2005-2013)

Vice-presidente do IMAP - Instituto Municipal de Administração Pública - de 2002 até os dias atuais. Implantou ações que resultaram no aumento de 10 para 600 clientes atendidos em 5 anos;

Criador e Presidente do Conselho Editorial da Revista e Portal Caro Gestor;

Em 2007 recebeu Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Salvador, através do Vereador Emmerson José e em 2013 foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao poder legislativo, pela Assembléia Legislativa da Bahia e União dos Vereadores do Brasil.

  • Email
  • Instagram

Comentários

    Não há comentário

Comentar

REVISTA DIGITAL

revistaCG

TV CARO GESTOR

TVCG