TURISTAS x RESIDENTES: estudo aponta que a qualidade de vida aumenta com maior interação

Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018
Fonte: Redação Caro Gestor
Crédito da Foto: Flick

A Universidade de Aveiro fez um estudo que relaciona a qualidade de vida dos moradores de cidades turísticas com o nível de interação que se tem com os turistas. O estudo foi publicado no Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, e realizado pelas investigadoras Maria João Carneiro, Celeste Eusébio e Ana Caldeira, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA.

O turismo é sempre bem vindo para a economia das cidades, mas nem sempre agrada seus moradores. O movimento que o turismo traz para as cidades é enorme, gera filas em transportes, museus, restaurantes e chega a causar desconforto até nas calçadas dos pontos pais frequentados.

“O estudo demonstra que quanto maior é a interação entre residentes e visitantes e mais satisfatória é essa interação, mais positivos tendem a ser os impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes”, aponta Maria João Carneiro.

O trabalho foi conduzido com moradores das estâncias de Ílhavo e na Praia da Barra, locais onde o turismo tem crescido nos últimos anos. Os responsáveis pelo estudo alertam que, embora as conclusões do estudo possam ser utilizadas em diversas cidades, deve se ter muita cautela pois, nem sempre pode ser feita em cidades grandes como Porto e Lisboa. 

O estudo conclui que um contato mais intenso e satisfatório com o visitante permite que os residentes tenham um maior conhecimento e compreensão da cultura e das atitudes dos visitantes e com isso desenvolverem sentimentos mais positivos e atitudes mais favoráveis não só em relação aos turistas como também ao próprio local, entendendo e enxergando melhor os impactos turísticos.

Para saber mais, CLIQUE AQUI


Sobre Elson Contreiras

Baiano, empreendedor nato, ex-carnavalesco e ha alguns anos vivendo em Portugal. Analista de Sistemas e programador. Consultor em TI, especialista em CRM, Cobol e sistemas. 

Correspondente Internacional da Caro Gestor

Sugestões de pautas pelo Whatsapp - +351 917 637 125

  • Email
  • Google+

Comentários

    Não há comentário

Comentar