Cascais é “excelente exemplo” de mobilidade, diz responsável do World Economic Forum

Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018
Fonte: Redação Caro Gestor
Crédito da Foto: Cascais

"Exemplo de Cascais é simples, mas vantajoso porque permite aos cidadãos integrar vários tipos de transporte”, afirma director do World Economic Forum

O diretor para a mobilidade do World Economic Forum, Christoph Wolff, considerou hoje que “Cascais representa um excelente exemplo daquilo que é uma cidade comprometida com transportes inclusivos e modernização”.

Aquele dirigente do World Economic Forum disse que o grupo que liderou nesta visita veio de Detroit, nos Estados Unidos da América, até Cascais porque são encorajados pelo que é feito, pela inovação e compromisso do município para com estas questões da eficiência, há já muito tempo”.

“O exemplo de Cascais é simples, mas vantajoso” porque “permite aos cidadãos integrar vários tipos de transporte”, sublinhou.

Um grupo de responsáveis do World Economic Forum está a visitar Cascais para analisar o sistema de transportes multimodal adotado no município.

O programa de mobilidade posto em marcha em 2016 em Cascais permite aos utilizadores, através de uma ‘app’ utilizar bicicletas, comboios, autocarros, estacionamento, ‘car sharing’ e, no futuro, até ambulâncias para transporte de doentes não urgentes.

Segundo o presidente da empresa municipal Cascais Próxima, Rui Rei, a plataforma MOBICascais encara a “mobilidade como um serviço que retira as pessoas do seu transporte individual fazendo-as movimentar-se através de transportes públicos”.

“Temos como objetivo integrar também todos os meios que não usamos, mas que possamos vir a utilizar, sejam trotinetes ou skates elétricos, o objetivo é simplificar o uso da mobilidade”, explicou este dirigente municipal à imprensa.

A solução de transporte multimodal serve mais de 200 mil habitantes do concelho e mais de um milhão de turistas que visitam Cascais anualmente. Para usufruir dos vários tipos de transporte, cada utilizador deve registar-se e fazer os pagamentos e pedidos através da ‘app’ no telemóvel.

Christoph Wolff, engenheiro mecânico de profissão, também lidera a Fundação Europeia para o Clima e desempenha diversos cargos de direção em start-ups de dedicadas às novas energias e ensina no Instituto Para a Economia Energética em Colonia.

Sobre Elson Contreiras

Baiano, empreendedor nato, ex-carnavalesco e ha alguns anos vivendo em Portugal. Analista de Sistemas e programador. Consultor em TI, especialista em CRM, Cobol e sistemas. 

Correspondente Internacional da Caro Gestor

Sugestões de pautas pelo Whatsapp - +351 917 637 125

  • Email
  • Google+

Comentários

    Não há comentário

Comentar