Cidades médias é tema em preparação para a Habitat III

CNM | 03/11/2015
Cidades médias é tema em preparação para a Habitat III

 A cidade de Cuenca, no Equador, receberá entre os dias 9 e 11 de novembro a Conferência Temática sobre Cidades Médias. O evento faz parte do processo preparatório para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que inclui três reuniões do comitê preparatório, reuniões regionais e várias conferências temáticas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação dos gestores.

 
O objetivo das conferências é debater junto aos diversos participantes temas prioritários da nova Agenda Urbana e reunir recomendações políticas em uma declaração final. Esse documento é considerado uma contribuição oficial até a Habitat III. Além do tema cidades médias, já foram discutidas as áreas metropolitanas e a participação cidadã.
 
Usualmente caracterizadas por uma população que varia entre 100 e 500 mil habitantes, as cidades médias apresentam um relativo grau de avanço em sua economia e infraestrutura. Apesar de não fazer parte de regiões metropolitanas, elas acolhem a maior parte da população urbana a nível global.
 
Isso acontece porque as cidades médias estabelecem ao redor de si um entorno composto por centros urbanos que sofrem sua influência. Por esse motivo, as cidades de porte médio possuem um papel importante na articulação com outras regiões e diferentes níveis de governo para a construção de relações rurais e urbanas.
 
Saiba mais sobre a Habitat III
A Conferência Temática sobre Cidades Médias propõe aos participantes um debate específico sobre as cidades desse porte, que resultará em contribuições significativas para a Habitat III. Ela está agendada para outubro do ano de 2016, na cidade de Quito, no Equador.
 
Realizada a cada 30 anos, a Conferência será a primeira reunião global após a definição da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Por isso, é considerada decisiva para definição de uma nova agenda urbana mundial.
 
Os gestores que quiserem participar ou buscar mais informações podem entrar em contato com a Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) pelo e-mail: internacional@cnm.org.br.
 
Tags relacionadas: cidade, moradia, urbano
Deixe seu comentário » 0 Comentários: