Condôminos terão consumo individual de água no Ceará

G1 Ceará | 28/09/2016
Condôminos terão consumo individual de água no Ceará

Os moradores de condomínios do Ceará podem solicitar à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) o pagamento individual por consumo de água. Normalmente, é o valor do condomínio de todos os moradores é utilizado para pagar o consumo total da moradia; com a individualização do hidrômetro, o valor para casa residência é equivalente ao que foi utilizado de água.

Para aderir à medição individualizada, o síndico ou representante legal do imóvel precisa contratar uma empresa qualificada para fazer as adaptações e implementações dos hidrômetros individuais.

No primeiro momento, a empresa contratada fará um estudo técnico do prédio, para ser apresentado numa assembleia geral do condomínio. A convenção discutirá a aprovação da medição individualizada. Somente depois de aprovada, se dará início a adequação do edifício.

No segundo momento, o síndico terá que enviar para a Cagece um dossiê contendo as seguintes documentações: ata da assemblei, documentação completa do síndico, incluindo a sua ata de posse; documentação completa dos condôminos, como RG, CPF e comprovante de residência; termo de compromisso de medição individualizada assinado pelo síndico, o requerimento para mediçãoindividualizada assinado por todos os condôminos.

Também são necessárias uma anotação de responsabilidade técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), que comprove a autenticidade da obra; e notas fiscais dos hidrômetros comprados.

Conforme o coordenador de relacionamento com grandes clientes da Cagece, Cláudio Maximiliano, a implementação dos hidrômetros individuais deve ser feita levando em consideração alguns cuidados.

"Para isso, a Cagece definiu um padrão a ser seguido pelas empresas. Uma das exigências da norma estabelecida pela Companhia é que todos os hidrômetros devem ser encaminhados a Cagece para serem devidamente aferidos", afirma.

Após esses processos, a Cagece irá fiscalizar a obra para assegurar que tudo será feito conforme a norma, para só então, dar início ao cadastramento das inscrições pessoais de cada condomínio. Depois de cadastrados, a primeira cobrança individual sai num prazo de 45 a 60 dias.

Tags relacionadas: água, condomínio, divisão
Deixe seu comentário » 0 Comentários: