Seminário discute desafios do serviço de intermediação de empregos

Caro Gestor | 10/04/2017
Seminário discute desafios do serviço de intermediação de empregos

 Soluções, desafios, entraves e perspectivas para a intermediação do emprego na Bahia foram apresentadas e discutidas no seminário promovido, nesta sexta-feira (7), pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).


Realizado no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o seminário reuniu servidores estaduais, representantes sindicais e profissionais do segmento.

O evento proporcionou a troca de experiências entre profissionais que atuam com pesquisa, formulação e execução de políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho, dando ênfase às transformações e aos desafios do serviço de intermediação de emprego.

Presente na abertura do evento, a secretária Olívia Santana (Setre) destacou as ações do governo do estado no enfretamento a esse desafio. “A qualificação profissional; a realização de grandes obras, como a do metrô; o Programa Primeiro Emprego, que até o final do próximo ano vai dar oportunidade a 9 mil jovens ingressarem no mercado de trabalho, são alguns das ações implementadas pelo governo, mesmo num momento de crise econômica e política, que ajudam a superar esses desafios ”, elencou a secretária.

Para o representante da Organização Internacional do Trabalho, José Ribeiro, “a intermediação deve funcionar de forma articulada com as políticas públicas que compõem o sistema público de emprego no Brasil, como a qualificação profissional, seguro-desemprego e o sistema de informação sobre o mercado de trabalho”, avalia.  

“A alta rotatividade do mercado de trabalho, a baixa qualificação das vagas ofertadas e o alto índice de informalidade são desafios ainda maiores em tempos de retração no mercado de trabalho”, acredita a coordenadora de Estudos em Políticas Públicas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ângela Schwengber.

Também estiveram presentes o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Alexandro Reis; o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Bahia, Adson Batista de Souza; o representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprega na Bahia, Antônio de Pádua Mello Neto, o pró-reitor de ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Nilton Vasconcelos Júnior, dentre outros palestrantes.

Tags relacionadas: Seminário, empregos
Deixe seu comentário » 0 Comentários: