PT e Lula têm preocupação com o resultado da eleição do Senado; entenda

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e seu partido, o PT, têm forte preocupação com o resultado da eleição para a presidência do Senado Federal, que acontece nesta quarta-feira (1°). Dois senadores brigam pelo posto: Rodrigo Pacheco (PSD), atual presidente; e o senador bolsonarista Rogério Marinho (PL).

O PT planejava isolar o bloco de oposição no Senado. Mas, se Marinho ultrapassar a margem de 35 votos, Pacheco não poderá ignorar os opositores de Lula nas negociações para compor a Mesa do Senado e as comissões.

O bloco de Marinho é composto pelo seu próprio partido, PP e Republicanos. Os cargos no Senado são definidos depois da eleição para a presidência da Casa.

O PT negocia a formação de um bloco com PSD e PSB para conseguir fazer frente aos outros partidos e escolher comissões de acordo com a regra da proporcionalidade.

Segundo o portal Metrópoles, o partido tem desejo de ficar com a primeira vice-presidência do Senado, mas o cargo continuará com Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba. Restará ao PT a primeira-secretaria da Mesa. O posto foi negociado de forma unilateral por Rogério Carvalho, do Sergipe, o que irritou a bancada petista.

O PT também projeta que União Brasil, MDB e PDT formarão outro bloco no Senado.

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário