Durante a sessão extraordinária desta quinta-feira, o deputado Jurandy Oliveira (PSB), que se despede do Parlamento baiano depois de 40 anos de mandatos consecutivos, foi homenageado pelos seus pares. Prestes a completar 86 anos, o decano não disputou as últimas eleições gerais, chegando a lançar seu filho Marcelo Oliveira como estadual, que ficou na suplência. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Vitor Bonfim (PV), que permitiu apartes de colegas em seu pronunciamento.
Bonfim iniciou o tributo, em nome de todos, destacando a oportunidade da convivência com Oliveira, “que tanto fez pela Bahia e pela Assembleia”, lembrando o início de sua trajetória na vida pública, nos anos 70, quando foi prefeito de sua terra natal, Ipirá, em duas oportunidades, antes de entrar na ALBA. Fabíola Mansur (PSB) se associou ao colega, elogiando o equilíbrio e a forma respeitosa com que sempre lidou com os colegas na Casa, independentemente de coloração partidária. A deputada ressaltou ainda sua colaboração nos debates de projetos importantes nos colegiados da ALBA, como na Comissão de Educação. “Tenho certeza da falta que fará a este Parlamento e de que nossos caminhos vão se cruzar ainda. Parabéns pelo grande homem e por sua história nessa Casa”, registrou Mansur.
“Um decano que conquistou o coração de todos os colegas”, disse o progressista Eduardo Salles, relatando ter aprendido muito com Jurandy, a quem chamou de conselheiro e amigo. Bira Corôa (PT) se disse um privilegiado por ter convivido, nos 40 anos de mandato de Oliveira, por pelo menos 20 anos com o deputado, de quem realçou o compromisso e respeito que tem pelos baianos, além da valorização e defesa do Parlamento. Samuel Junior (Republicanos) fez uma reverência à experiência do parlamentar, com quem teve “a alegria de, nos últimos anos, dividir porta a porta com o professor Jurandy”.
Para Robinson Almeida (PT), Oliveira é fonte de inspiração pela lucidez e vitalidade política. O petista relembrou episódio em palanque oficial no município de Rafael Jambeiro, onde o decano dispensou as fichas com a nominata e falou, de memória e sem errar, o nome de cerca de 15 autoridades presentes. Apesar de lamentar o tom de despedida, o presidente da ALBA, Adolfo Menezes, definiu o colega, pela longevidade de mandatos, como “um verdadeiro herói” na política baiana. O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), também ressaltou que aprendeu muito com o colega: “só tenho a agradecer pela experiência que transmitiu a mim e a todos que conviveram contigo”.
Emocionado, Jurandy Oliveira agradeceu aos colegas, imprensa e funcionários da ALBA, confidenciando que sentiu, nos últimos anos, que era o momento de encerrar sua trajetória na Casa. Ele se disse feliz em terminar o mandato no dia 31 de janeiro, que sentirá muita saudade, porém alicerçado com as muitas amizades que levo de todos”. Por fim, o parlamentar afirmou que se aposentou continua “na luta política enquanto o coração bater, pela Bahia e pelo povo baiano”.
* Fonte ALBA / Foto Carlos Amilton