Cidade brasileira está há sete anos sem registrar um crime violento

Serranos, uma cidade do interior de Minas Gerais, está há 7 anos sem nenhum crime violento e é considerada a mais segura do país. Outros 99 municípios mineiros não registraram ocorrências violentas em 2023, segundo levantamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Entre janeiro e outubro de 2023, essas cidades não tiveram roubo (tentativa ou consumado) homicídio, estupro ou sequestro. Já em 2022, foram 22 cidades incluídas nessa lista. Que bom que o número cresceu!

Em Minas Gerais, a criminalidade reduziu 14,6% em relação ao ano passado. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas aproximadamente 26 mil ocorrências, contra quase 31 mil em 2023.

Um lugar de paz

Serranos tem uma população de aproximadamente 2 mil pessoas.

Já são 92 meses de paz e segurança na cidade.

O último caso foi uma tentativa de estupro em fevereiro de 2016.

Só de caminhar pelas ruas da cidade, rapidamente, já dá para sentir a paz, a solidariedade, o respeito dos serranenses.

Entre as cidades do ranking da paz, somente duas delas contam com mais de 10 mil habitantes: Lagoa Dourada e Cristina.

De volta à terra natal

Luana Oliveira, uma jovem veterinária de 28 anos, deixou sua cidade natal para estudar no Rio de Janeiro, mas depois de alguns anos, decidiu voltar para Serranos.

E não é por acaso! Ela fala da segurança e tranquilidade do município, onde ela pode realizar seu sonho de ajudar animais e a população como um todo.

“São vários os motivos para estar aqui: a minha família, essa tranquilidade, as pessoas se conhecem, se cumprimentam e conversam. Os problemas são resolvidos com uma boa conversa” disse a jovem.

“Vamos melhorar ainda mais esse ranking”

Rogério Greco, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, disse que o índice é motivo de orgulho, mas que o estado quer ir além: “Queremos, e vamos melhorar ainda mais esse ranking”, disse.

falou que logo novos bancos de dados também estarão disponíveis para consulta da população.

Que essa notícia boa de Minas Gerais se espalhe pelo resto do Brasil.

* Karen Belém / Só Notícia Boa

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário